Prefeitura realiza 7ª Conferência e debate direitos de crianças e adolescentes

A Conferência reuniu representantes da sociedade civil, membros de instituições e conselhos municipais, com o objetivo de implementar políticas de direitos humanos para crianças e adolescentes.

Data de Publicação: 16/12/2022

Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Foi tema da 7ª Conferência Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Boa Hora por meio do Conselho Municipal de Assistência Social – (CMDCA).

A Conferência reuniu representantes da sociedade civil, membros de instituições e conselhos municipais, com o objetivo de implementar políticas de direitos humanos para crianças e adolescentes, garantindo a concretização das propostas elaboradas pelos eixos temáticos durante a conferência para serem debatidas em conferência estadual.

A Secretaria de Assistência Social Josy Sales destacou a importância do evento no município. “Aqui é um momento de promover uma reflexão sobre os trabalhos realizados e estabelecer novas metas a serem desenvolvidas na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, destaca a Secretária.

O vice Prefeito Chiquinho Senador parabenizou os participantes do evento e falou da importância da Conferência para o município. “Gostaria de parabenizar cada participante da nossa Conferência Municipal, em especial as nossas crianças e adolescentes que estão aqui debatendo temas e propostas para melhoria de todos”, declarou.

Estiveram presentes as vereadoras: Rosa Maria, Conceição e Mauricélia Sousa, representando a Câmara Municipal. Maria Francisca e Evandro representando o Conselho Tutelar. Secretaria de Educação Maria Sousa e Administração Gilson Lopes.

Estiveram presentes ainda, as Assistentes Sociais Girlene Morais e Gisele Araújo.

A Assistente social Beatriz Freitas ministrou a discussão dos eixos temáticos com os participantes:

• Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
  • Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;
  • Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
  • Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
  • Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19;