Três mestres do reisado de Boa Hora são certificados como Patrimônio Vivo do Piauí

Os três receberam auxílio financeiro do governo para continuar transmitindo seus conhecimentos e experiências, visando perpetuar esses ofícios, ajudando a manter viva a tradição cultural.

Data de Publicação: 05/11/2021

prefeito Francieudo Canuto entregou ao lado do governador Welington Dias o certificado de patrimônio vivo da cultura do Piauí para três trabalhadores do reisado de Boa Hora premiados após indicação da Fundação Pedro Coelho de Resende.

A entrega dos certificados para Ambrósio de Carvalho Sousa (Mestre Ambrósio / Sanfoneiro), José Gomes de Resende (Zé Messias / Mandador) e Raimundo Nonato de Oliveira (Raimundo Careta / Careta de Reisado) aconteceu na manhã desta sexta-feira (05) em cerimonia do Palacio de Karnak.

Participaram ainda da entrega o vice prefeito Chiquinho Senador, a vereadora Mauricélia Sousa, o vereador Júnior Senador, o presidente da Fundação Zé Filho, o professor Gilson Resende, o Secretário de Administração Gilson Lopes e o Secretário de Obras Carlos Ibiapina.

“O certificado é um reconhecimento do trabalho da Fundação que não tem medido esforços para divulgar e elevar a Cultura de Boa Hora. Parabéns aos boahorenses Mestre Ambrósio,  Zé Messias e Raimundo Careta, que a partir de hoje são considerados Patrimônio Vivo da Cultura do Piauí”, destaca o prefeito Francieudo Canuto.

“Hoje é um dia muito simbólico. Por se tratar do Dia Nacional da Cultura, trabalhamos com muito carinho para que, efetivamente, hoje pudéssemos começar a reconhecer quem faz a cultura do Piauí. Pela primeira vez, reunimos a piauiensidade aqui no Palácio de Karnak para dizer que o Governo reconhece esses mestres e nossos grupos folclóricos”, disse Fábio Novo, secretário da Cultura.