Notícias

Audiência Pública discute adesão do município de Boa Hora a consórcio que visa cuidar do descarte e tratamento do lixo

Consórcio conta com a participação de 15 municípios e tem o objetivo de instalação de uma usina biomecânica para tratamento de resíduos sólidos dos municípios.

Data de Publicação: 30/05/2023

Aconteceu na manhã dessa segunda-feira (29), na Câmara Municipal de Vereadores de Boa Hora uma audiência pública para discutir a adesão do município ao Consórcio Intermunicipal da Região dos Cocais e Carnaubais. 

O Consórcio conta com a participação de 15 municípios e tem o objetivo de instalação de uma usina biomecânica para tratamento de resíduos sólidos dos municípios. A usina será implantada no município de Piripiri através de uma parceria pública privada com investimento de mais de 25 milhões de reais. 

A audiência foi coordenada pelo presidente do Instituto Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação Marcus Andrey Vasconcelos que mostrou a grandiosidade e benefícios do projeto. “Estamos trazendo aqui a informação do consórcio intermunicipal que vai beneficiar 15 municípiosdentre elesBoa Hora. O objetivo é múltiplono primeiro eixo vamos atender a questão do resíduos sólidose estamos trazendo pra  também uma usina de beneficiamento e valorização de resíduos do lixoque vai gerar energia elétricabiogásbiofertilizantesmaterial termoplásticosfazendo o empoderamentos dos catadores de resíduos sólidos”, destaca o presidente. 

A audiência contou com a participação do prefeito de Boa Hora Francieudo Canuto, do vice Chiquinho Senador, dos vereadores Frank Ribeiro, Epitácio, Júnior Senador, Mauricélia Sousa, Adelino e Enfermeira Rosa, presidenta da casa. Estiveram presentes ainda a primeira dama professora Gefesony Prudencio, o secretário de saúde Roniel Ibiapina e a Secretária de Meio Ambiente Jessica Simone, além de representantes da sociedade civil, sindicatos e associações. 

O prefeito Francieudo destacou a importância do consórcio para o município. “Saímos todos otimistas pela parceria com o governo do Estado e o Instituto Nacional de Ciência Tecnologia e InovaçãoO lixo produzido em nosso município vai se tornar um instrumento de renda com a Implantação de uma usina de beneficiamento e valorização de resíduos gerando energia elétrica e outros materiais”, comentou o gestor.



PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA HORA

CNPJ: 01.613.568/0001-26

  • Av. Pedro Coelho de Resende, 195 - Bairro: Centro - CEP: 64-108000 - BOA HORA/PI
  • Telefone: (86) 98117-7894
  • E-mail: prefboahora@hotmail.com