Notícias
Vigilância Sanitária orienta donos de engenhos na melhoria da produção da rapadura em Boa Hora
A produção da rapadura é a atividade mais lucrativa do município e sua produção vem sofrendo modificações ao longo dos anos.
Data de Publicação: 24/08/2023
O Ouro Doce como também é conhecida a rapadura do município de Boa Hora abastece importantes mercados do Piauí, Ceará e outros estados brasileiros.
A produção da rapadura é a atividade mais lucrativa do município e sua produção vem sofrendo modificações ao longo dos anos.
Com o objetivo de orientar sobre a preparação da rapadura no processo de higienização e dispensação, a vigilância sanitária municipal reuniu donos de engenhos em um encontro realizado nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de vereadores.
Além dos donos de engenhos do município, o encontro contou ainda com a presença de vereadores, presidentes de associações sindicais, secretários e representantes do poder executivo municipal.
“Ficamos muito felizes com a presença dos nossos agricultores que vieram participar, receber essas orientações e isso mostra o interesse de todos. Então, conversar e orientar esses produtores é fazer saúde preventiva”, destaca o secretário municipal de saúde Roniel Ibiapina.
O vereador Frank Ribeiro participou do encontro e elogiou a iniciativa da vigilância sanitária municipal. “Nós apoiamos essa ideia que é para melhorar a qualidade da rapadura produzida em nosso município, que é conhecido como a capital da rapadura do Piauí e é exportada para vários estados brasileiros”, destaca o vereador.
A representante do poder estadual Iolanda Sores, da Vigilância Sanitária do Estado do Piauí falou da importância do encontro com os produtores. “O objetivo é fomentar os produtores de rapadura, para capacitar e melhorar cada dia mais os produtores para que ganhem comercialização a nível nacional e estamos muito felizes em participar desse encontro”, disse a representante da Anvisa.
A primeira dama professora Gefesony Prudencio representou o prefeito Francieudo Canuto durante o encontro e reforçou a parceira da gestão municipal com os produtores locais. “A nossa vigilância municipal já realiza um trabalho de orientações junto aos produtores do nosso município e estamos aqui para buscar qualificação para melhorar a nossa produção que já é referência no Brasil inteiro”, finalizou.