Assistência Social realiza 13° conferência e debate fortalecimento do SUAS em Boa Hora

O evento que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visando consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

Data de Publicação: 19/07/2023

A Prefeitura de Boa Hora através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (18), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Neste ano, o evento tem como tema a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

De acordo com a secretária de Assistência Social Joucilene Sales “é importante discutir sobre os assuntos abordados na conferência para desenvolver um bom trabalho”, destaca a secretária.

O evento que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visando consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários, além de decidir quais as prioridades para a Assistência Social nos próximos anos.

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social reuniu o poder público, organização da sociedade civil, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e usuários, como também, a Secretária de Educação Maria Sousa, o Secretário de Saúde Roniel Ibiapina, Presidente do Sindicato dos Servidores municipais professora Ceicinha, Secretário de Agricultura Bento, vereador Júnior Senador, professora Vanusa e o comandante do policiamento municipal Cabo Fontenele.

A primeira dama professora Gefesony representou o prefeito municipal Francieudo Canuto e destacou o trabalho da gestão municipal na construção de uma cidade melhor “são traçadas metas para que possamos realiza-las de tal forma que beneficie nossa comunidade”.

Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, apresentar propostas e discutir soluções para os desafios enfrentados no âmbito da assistência social no município.

A Assistente social Ana Beatriz Melo proveu a discussão e após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para a discussão dos cinco eixos e elaboração de propostas com eixos temáticos.

Eixo 1: O financiamento e orçamento obrigatórios como instrumentos para uma gestão comprometida e responsável dos entes federativos, visando garantir os direitos socioassistenciais, considerando as especificidades regionais do país.

Eixo 2: Trata da qualificação e estruturação das instâncias de controle social, com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3: Aborda a articulação entre os segmentos e busca potencializar a participação social no Suas.

Eixo 4: concentra-se na universalização do acesso aos serviços e na integração das ofertas de serviços e direitos no âmbito do Suas.

Por fim, o Eixo 5 aborda a importância dos benefícios socioassistenciais e do direito à garantia de renda como formas de proteção social na reconfiguração do Suas.