Concerto cultural apresenta projetos contemplados com a Lei Paulo Gustavo em Boa Hora

Todas as produções estão disponíveis de forma gratuita legendadas nas principais plataformas digitais de áudio e vídeo

Data de Publicação: 08/12/2023

Prefeitura Municipal de Boa Hora Através da Comissão da Lei Paulo Gustavo realizou na noite desta quinta-feira (07), um recital cultural para apresentar os projetos idealizados com os recursos destinados a produção audiovisual no município.

O evento aconteceu na Casa de Cultura e contou com a presença de membros da Comissão, do vice-prefeito prefeito Chiquinho Senador, do vereador Epitácio, da primeira dama professora Gefesony representando o prefeito Francieudo, amantes da cultura local e os autores dos projetos contemplados.

Denise Azevedo que é presidenta da Comissão da  Lei Paulo Gustavo destacou as etapas para seleção dos projetos e parabenizou os trabalhos realizados. “A comissão elaborou os editais e realizou um amplo debate para seleção dos projetos e conseguimos contemplar 95% dos projetos inscritos. Hoje estamos vendo um resgate das nossas manifestações culturais com o apoio da Prefeitura e da Lei Paulo Gustavo. Só temos que agradecer e parabenizar todos os lindos projetos idealizados”, destacou a presidenta.

O Professor de capoeira Carlos Ibiapina teve seu projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo e realizou a aquisição de fardamentos e instrumentos musicais para mais de 25 alunos de Capoeira de um projeto social que desenvolve de forma voluntária há vários anos no município.

Wellysom Gregório foi contemplado e realizou a 2° Edição do Festival de Cultura Negra do município de Boa Hora que aconteceu no mês de setembro com apresentação de danças, teatro, exposição, culinária e música.

O senhor Chico Pubeiro recuperou em estúdio, gravações antigas de músicas de reisado colecionadas há mais de 40 anos que agora estão disponíveis em um canal na plataforma digital YouTube denominado Chico Pubeiro - Reisado de Boa Hora.

O senhor Chico Nazaré foi comtemplado com recursos para realização do tradicional Festejo de São Gonçalo em sua residência na Localidade Faveira.

O professor Alfredo Paz produziu em parceria com o escritor Caio Resende o Livro "Pubeirinho e sua turma - Uma aventura no Reisado" escrito todo em Cordel e com as páginas inteiramente ilustradas.

O professor e jornalista Toni Filho produziu um documentário que trata sobre a trajetória de criação e emancipação política do município de Boa Hora através de entrevistas com personalidades do município que foram protagonistas no processo de criação da cidade.

Em um outro documentário, o jornalista conversou com pagadores de promessas que falam sobre sua fé em Santos Reis e revelam os motivos das promessas e devoção ao Santo Milagroso. Os documentários vão estar disponíveis em um canal na plataforma digital You Tube.

O sanfoneiro Zaqueu Sousa gravou um CD com músicas de Reisado em alta qualidade em estúdios de música e ficará disponível nas principais plataformas de áudio digital como o spotify.

A Fundação Pedro Coelho de Resende foi contemplada com recursos e criou o projeto Cinema Itinerante que levou a experiência de cinema para as comunidades rurais do município de Boa Hora.

A Fundação foi contemplada ainda com recursos para gravação em audiovisuais e ensaio fotográfico de bandas locais em diversos pontos turísticos da cidade. Outra contemplação da Fundação foi a realização de cursos presencial e gratuito de Edição de Imagens no CorelDraw, além de 20 cursos de Informática Básica realizados ao longo do ano de 2023.

O mandador de reisado Zé Ricardo foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo e fez a aquisição de materiais de Reisado como boi, palhaços, caretas e chinelos que ficarão disponíveis para os artistas de Boa Hora usarem nos treinos e apresentações durante todo o ano. Zé Ricardo é idealizador do evento Teresina Santos Reis que leva o Reisado de Boa Hora para capital durante duas noites do mês de novembro.

Todas as produções estão disponíveis de forma gratuita legendadas nas principais plataformas digitais de áudio e vídeo.