SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Festival de reisado de Boa Hora vai completar 23 anos com mais de 30 mil em premiação

Prefeitura - 03 de Março de 2023 - 09:26:56

"A terra da rapadura vai se “transformar” na capital brasileira do reisado"

...

Do dia 31 de dezembro de 2022 ao dia 06 de janeiro de 2023, a cidade de Boa Hora realiza a XXIII Edição do Festival de Reisado. A terra da rapadura vai se “transformar” na capital brasileira do reisado.

O tradicional Festejo de Santo Reis, mais conhecido como o Reisado da Boa Hora é realizado há mais de 100 anos no município e resiste ao tempo, atraindo turistas de várias regiões do Brasil.

A festa faz parte do calendário de eventos culturais do Estado do Piauí, e se configura como uma manifestação cultural, religiosa e festiva sendo classificada no Brasil como folclore.

Em Boa Hora, o reisado é praticado durante a noite nas casas por grupos de caretas, cantadeiras e sanfoneiros que percorrem quilômetros noite adentro nas ruas da cidade e na zona rural, de porta a porta, levando a imagem de Santos Reis, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.

A música está sempre presente nas alusões festivas. Os sanfoneiros animam as noites, prestigiadas por um grande público, sejam os pagadores de promessas, os simpatizantes da cultura e a população em geral que prestigiam o evento.

Puxando as brincadeiras, as caretas e os mandadores de boi soltam seus versos e piadas, dançam ao ritmo das sanfonas, vestidos com palha, sandálias e máscaras de couro, fazendo o papel dos Reis Magos, em uma “teatralização da fé”.

O Reisado da Boa Hora resiste ao tempo e permanece vivo no coração e no sentimento dos seus moradores. Pode-se afirmar que o grande combustível para essa festa, é a fé das pessoas, ao ter sua graça alcançada e a honra de colocar o Boi no terreiro para brincar. É uma manifestação que envolve toda a família e a comunidade. São as pessoas simples, de vida humilde e coração grande que fazem o Reisado ser cara da nossa gente, a cara do nordeste brasileiro.

Em 2023 o Festival de Reisado de Boa Hora completa 23 anos, sendo realizado pela Prefeitura Municipal que promete um mega evento.

O prefeito Francieudo Canuto disse que está planejando um evento que marque os 23 anos do festival. De acordo com o gestor, o município recebe turistas de várias regiões do Brasil. "Estamos trabalhando na organização deste grande evento, desde janeiro de 2022 quando se encerrou a 22º edição.  Estamos levando para o Brasil a nossa cultura, mostrando que Boa Hora  é rica em cultura popular. Aproveito e estendo o convite a todos os brasileiros para prestigiarem nosso evento" disse o prefeito.

Prefeito Francieudo visitando Ensaios de Reisado em Boa Hora / Foto: ASCOM

A 23º edição do Festival acontece na Arena do Boi dia 05 de janeiro de 2023, data que antecede o dia de Santos Reis reunindo 13 grupos de reisado que disputarão uma premiação de mais de 30 mil reais.

Por Toni FIlho

Da redação @rapaduranews